3 de dezembro de 2014

Sobre uma visita de estudo à exposição "7 Mil Milhões de Outros" (II)


No dia 11 de Novembro de 2014, no âmbito das disciplinas de Sociologia e de CIS, a nossa turma - 12ºC do Curso Profissional de Técnico de Animação Psicossocial - fez uma visita de estudo à exposição 7 MIL MILHÕES DE OUTROS, patente no Museu da Eletricidade em Lisboa.
Foi uma manhã diferente, pelo que nos divertimos e aprendemos. Precisámos de apanhar dois autocarros para chegarmos ao museu; éramos um grupo em deslocação em hora de ponta, tínhamos que estar a horas e chovia! As professoras, atentas para que não nos dispersássemos (de forma a apanharmos todos o mesmo autocarro) e nós hilariantes "à luta” com a chuva, com os nossos chapéus e com as filas dos autocarros. Chegámos todos bem e no mesmo autocarro. Conseguimos atingir o nosso primeiro objectivo: a pontualidade.
O Museu da Eletricidade é um edifício muito bonito e conta-nos a história da produção da energia em Portugal, mas o que nos surpreendeu foi mesmo a exposição "7 Mil milhões de outros". Nós, os outros, “todos diferentes e todos iguais”. Com esta visita pudemos ver o que o mundo pensa sobre diversas áreas, como o amor, a família e outros problemas diários. Passaram histórias e percursos de vida vindas dos 5 continentes, envoltas em cheiros, cores, hábitos e jeitos. Diferentes, é certo, pela matriz geográfica e cultural, mas bem semelhantes na capacidade de sorrir, chorar, amar, estender a mão e recomeçar. Um desejo universal, constante e inquietante de procura de estarmos bem connosco e com os outros.
Da visita a que assistimos gostámos de várias frases ditas por pessoas dos 5 cantos do mundo, das quais registamos algumas (à frente da frase está o nome do aluno que a selecionou):

- “ A união faz a força. ” - Daniel Jader.
- “Ao fim de 20 anos de casada, apenas há 3 anos aprendi o que é o amor, o que se sente e o poder que ele tem nas pessoas” - Ana Daniela Genebra.
-“Tive que me prostituir para dar comida e conseguir pôr o meu irmão na escola”- Maria Sissé.
-“O meu maior medo é morrer.” - Mafalda Lopes.
-“ Tornei-me bom a ver os meus pais a mostrarem-me o mal, mas quero que os meus filhos se tornem bons a ver o bem.” - Daniela Almeida.
-“ Crescemos de uma maneira diferente, tivemos uma educação diferente mas eu tinha de casar com ela, eu amo-a.” - Armando Magalhães.
-“Quero agradecer aos meus pais a pessoa que sou hoje.” - Jéssica Aguiar.
-“ Um lado de mim é a minha tradição, o outro, o meu lado moderno .”- Cátia Parente.
-“Somos tão diferentes, até no sexo.” -Tiago Amaral.
-“A minha mãe nunca me julgou.” - Fabiana Silva
-“O amor é como um ovo, se o segurarmos com muita força parte-se, se o segurarmos com pouca força, cai,” - Adama Dramé.
-“A minha mãe acordava cedo para lavar a roupa e dizia-me que queria que eu fosse costureira.” - Ana Patrícia.
                                
E nós, os outros entre os 7 mil milhões de outros, que histórias escrevemos na procura de estarmos bem connosco próprios e com os outros ?

A turma do 12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

1. Identifique-se com o seu verdadeiro nome;
2. Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade;
3) São bem-vindas objeções, correções factuais e contra-exemplos.